O Centro Espírita e o estudo da Mediunidade
Mario Paulo V. Rodrigues *
Mediunidade: assunto de grande seriedade mas infelizmente ainda abordado de uma forma às vezes infantil ou superficial, isso quando não a envolvem em um véu de mistério ou de a tratam como algo fantástico.
Não podemos nos esquecer que a Mediunidade necessita sempre ser pesquisada, praticada e estudada em sua plenitude. As bases, que são de uma atualidade irrefutável, estão contidas em “O Livro dos Médiuns”, onde a espiritualidade a través da codificação de Allan Kardec, fornece um seguro guia para quem trabalha e quer saber mais sobre essa importante faculdade humana.
Por esse motivo cabe aos Centros Espíritas prepararem; qualificarem seus trabalhadores através do esclarecimento e do estudo para essa importante atividade, evitando dessa forma, os tantos equívocos que vemos proliferar à larga e que passam uma falsa imagem do que é o Espiritismo.
Muitos médiuns que desconhecem a proposta da Doutrina Espírita e o processo de educação mediúnica tão bem apresentada no terceiro capítulo do “O Livro dos Médiuns” preferem o fenômeno ou o “espetáculo mediúnico” tão ao gosto das vaidades e ilusões, se esquecendo que Kardec asseverou com propriedade que a mediunidade nunca subiria aos palcos das feiras para entretenimento das massas, dando-lhe dignidade, palavra esquecida por muitos aproveitadores de plantão.
Não é de estranhar-se, portanto, que em muitas Casas Espíritas ou que dizem ser, nas quais a Doutrina Espírita não é estudada, as comunicações mediúnicas sejam ruidosas, através de golpes, gritos, que são nada mais nada menos do que desequilíbrios, nada tendo a ver com o fenômeno mediúnico. Por isso repetimos: falta estudo.
O estudo que prepara o ser humano para a renovação social, para nos tornarmos médiuns da vida, sintonizados com o mundo espiritual sempre com naturalidade, confirmando que a vida permanece em triunfo. Esse é o futuro da mediunidade.
*Mario Paulo Ventura Rodrigues é estudante da Doutrina Espírita, tendo freqüentado diversas casas espíritas na cidade de São Paulo. É colaborador do site www.espiritismoemdebate.com.br
Direitos Solidários - Permitida a reprodução desde que citada a fonte - Espiritismo em Debate®
<<< Voltar para a página artigos
|