Que tipo de espírita você é?
Christina Albuquerque
Defrontamo-nos comumente com a pergunta: “Que tipo de espírita você é”?
Para aqueles que leram o prefácio do Livro dos Espíritos, esta pergunta soa estranhamente.
Allan Kardec explica com clareza como poderíamos nos comportar perante esta pergunta.
“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras”.
Espiritualismo: é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista.
Espiritismo: tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível.
Allan Kardec volta a enfatizar que para uma língua perfeita cada idéia deveria ser expressa por um termo próprio, o que evitaria muitas discussões.
Hoje a pergunta acima é feita rotineiramente e ouvimos variadas respostas..
Sou “espírita kardecista”; sou “espírita de mesa branca” e outros termos.
Pela codificação realizada por Kardec , este nos mostra a beleza do trabalho com os Espíritos no sentido de não atribuir adjetivos a palavras novas que deveriam manter somente um sentido, uma definição.
A sociedade é dinâmica. Vemos modismos que levam a população a incorporar novos significados às palavras já existentes.
Hoje deparamo-nos com algumas crenças afro-brasileiras onde há comunicações com Espíritos e que se denominam também de espíritas.
Como devemos nos colocar diante desta situação?
A resposta definitiva cabe a cada um, mas as sociedades espíritas poderiam contribuir mais enfaticamente e positivamente, realçando as palavras de Allan Kardec, quando o termo fosse usado de uma maneira dúbia.
Jesus nos disse que devemos fazer a vontade de Deus, cumprindo suas leis divinas.Através do Amor, da paciência e do estudo científico alcançaremos os resultados almejados.
Jesus foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, a cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos. O Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer com que a humanidade avance.
Todos os estudiosos dos Livros da Codificação Espírita complementam os ensinamentos morais com as bases científicas. Portanto somos espíritas orientados pelos princípios da moral cristã.
Direitos Solidários - Permitida a reprodução desde que citada a fonte - Espiritismo em Debate®
<<< Voltar para a página artigos
|